O GRUPO






O Grupo Teruá teve seu inicio em Março de 2009, com o objetivo de adentrar na pesquisa e produção da cultura popular em diversas linguagens. “Teruá” é o som produzido por uma trombeta sagrada chamada Shekiná, esse nome foi escolhido para que o grupo trouxesse em seu trabalho um chamamento, um grito, que fosse sagrado e profano, como uma grande festa do povo. Em seu trabalho, são encontrados elementos do tradicional e do contemporâneo, tendo como característica a experimentação de linguagens artísticas como os versos de cordel, a música, a dança e o teatro, junto a outras possibilidades da arte contemporânea.
Hoje o grupo Teruá situa-se em Fortaleza no bairro Pirambu e coordena o espaço EITA -  Espaço interativo de trabalhos Artísticos. Nesse espaço desenvolve atividades de cultura popular, arte circense, teatro e dança. O grupo também realiza o encontro de artistas do Pirambu e da cidade, com o objetivo de pensar em ações conjuntas para o fortalecimento da cultura no bairro e na cidade gerando uma forte movimentação cultural junto com artistas e estudantes do bairro. No EITA possibilitamos mais um espaço para apresentações de espetáculos, encontros de dançar, estudos, ensaios etc. A comunidade contribui de forma colaborativa quando há programações abertas.

Atualmente o Espaço esta em processo de estruturação, atraves de confecção de artesanato, espetaculos, rodas, contribuição voluntaria para manutenção, para continuarmos na resistencia atraves da arte, para fortalecer as atividades a serem compartilhadas com o publico em 2018.



Curriculo do

GRUPO TERUÁ


  • O BEIJO DE CATIRINA

    2009/2010 – Apresentação em Ruas e praças do bairro Bom Jardim

    ·         2010 – Festival popular de teatro de Fortaleza;
    ·         2011 – Assentamento Barra do leme(pentecostes-CE); Projeto ABC do bairro Conjunto Palmeiras; Centro Cultural Bom Jardim; I Encontro da Periferia e do Campo; Festival de Teatro de Fortaleza, Festival Popular de Teatro de Fortaleza.
    ·         2012 – Assentamento Todos os Santos (Canindé-CE)
    ·         2013 – Projeto Escuta do Bairro Pici; Cuca Che Guevara do bairro Barra do Ceará; I Mostra Dragão do Mar de Cultura (canoa Quebrada-CE); Sesc Fortaleza
    ·         2014 – Cuca Barra do Ceará; X FESTMAR – Festival de teatro de rua de Aracati
    HISTÓRIAS DE ANDARILHOS:

    •         2011/2012         – Projeto Pic nic no Passeio     
    •    
    •         2012         – Festival Popular de Teatro de Fortaleza; Festival de Cultura de         Juá – CE (Associação Osiris Pontes)

    •         2013         – Theatro José de Alencar.

    •         2014         – Mostra Circo Canoa; Programa Entre Nóis; Sesc Fortaleza, Sesc Centro; Festival Psicordélico;   
    •        
    •         2015 - Programa Terça em cena (sesc Centro e Sesc Fortaleza); Festival dos Inhamuns; Centro Cultural Banco do Nordeste; Espaço Interativo de trabalhos artisticos;  Mostra de Culturas Populares de Trairi-CE.
                        
                        2016 - Feira agroecologica do Benfica
    O GRANDE CIRCO DE NOSSAS RUAS:
    2014 - Sabacu da arte no sistema; II Circuito alternativo de teatro; Praça do chafariz (Fortaleza-Ce); Espaço EITA; Festival Popular de teatro de Fortaleza
    2015 - Centro Flex (Trairi-Ce); Terça em Cena (Sesc Fortaleza e Sesc Centro); Centro dragão do mar de arte e cultura - Temporada de arte cearence - Nas ruas do Dragão; Festival Concreto de arte urbana
    ODOYÁ - MEMÓRIAS DA BEIRA DO MAR
    2015 - lançamento da exposição Ilustre Mundo Pirambu
    2016 - Feira de tudo um pouco no Teatro José de Alencar; Ação de fomento as sedes do Festival de teatro de Fortaleza


    • BENDITO:
    •     2015 
      Sabacu da arte no sistema; Mostra Pro Dança; Mostra Solos e duos; Ocupação da secretaria de Cultura de Fortaleza; Movimento Arruaça (maracanaú), Encontro da rede brasileira de teatro de rua no Ceará.

    •    2016 
      Centro Dragão do mar de arte e cultura (programação Quinta com dança experimental) Temporada de arte Cearense; Movimento Palco aberto (Fortaleza); Experimentos de Quinta (IFCE); Praça do Ferreira e Praça dos Leões pelo aniversário de 7 anos do grupo Teruá; Assentamento de reforma Agraria Barra do Leme.

      SECA FLOR
      2015 - temporada alternativa Fortaleza-Caucaia-Maracanaú;
      2016 - Theatro José de Alencar; Festival de teatro de Fortaleza - Mostra Outros olhares; calçadão do Vila do mar pela Ação de fomento as sedes do festival de teatro de Fortaleza; Quintal Cultural da dona Francisca; Semana de artes cênicas do IFCE; Espaço Cazuá, inauguração da programação cultural Boteco do Zé; Praça do Ferreira em ato Vai ter arte! Vai ter luta! contra o golpe.










Criamos documentos disponíveis online de cada espetáculo do grupo!

2 comentários:

Deixe seu comentario!

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Contatos

Fones: (85)8620-1177 - Gleilton Silva

Email: grupoterua@gmail.com

gleiltonimproarte@hotmail.com