O Grupo Teruá teve seu inicio em Março de 2009, com o objetivo de adentrar na pesquisa e produção da cultura popular em diversas linguagens. “Teruá” é o som produzido por uma trombeta sagrada chamada Shekiná, esse nome foi escolhido para que o grupo trouxesse em seu trabalho um chamamento, um grito, que fosse sagrado e profano, como uma grande festa do povo. Em seu trabalho, são encontrados elementos do tradicional e do contemporâneo, tendo como característica a experimentação de linguagens artísticas como os versos de cordel, a música, a dança e o teatro, junto a outras possibilidades da arte contemporânea.
Hoje o grupo Teruá situa-se em Fortaleza no
bairro Pirambu e coordena o espaço EITA - Espaço interativo de trabalhos
Artísticos. Nesse espaço desenvolve atividades de cultura popular, arte
circense, teatro e dança. O grupo também realiza o encontro de
artistas do Pirambu e da cidade, com o objetivo de pensar em ações conjuntas
para o fortalecimento da cultura no bairro e na cidade gerando uma forte movimentação cultural junto com artistas e estudantes do bairro. No EITA possibilitamos mais um espaço para apresentações de espetáculos, encontros de dançar, estudos, ensaios etc. A
comunidade contribui de forma colaborativa quando há programações abertas.
Atualmente o Espaço esta em processo de estruturação, atraves de confecção de artesanato, espetaculos, rodas, contribuição voluntaria para manutenção, para continuarmos na resistencia atraves da arte, para fortalecer as atividades a serem compartilhadas com o publico em 2018.
Curriculo do
GRUPO TERUÁ
-
O BEIJO DE CATIRINA2009/2010 – Apresentação em Ruas e praças do bairro Bom Jardim· 2010 – Festival popular de teatro de Fortaleza;· 2011 – Assentamento Barra do leme(pentecostes-CE); Projeto ABC do bairro Conjunto Palmeiras; Centro Cultural Bom Jardim; I Encontro da Periferia e do Campo; Festival de Teatro de Fortaleza, Festival Popular de Teatro de Fortaleza.· 2012 – Assentamento Todos os Santos (Canindé-CE)· 2013 – Projeto Escuta do Bairro Pici; Cuca Che Guevara do bairro Barra do Ceará; I Mostra Dragão do Mar de Cultura (canoa Quebrada-CE); Sesc Fortaleza· 2014 – Cuca Barra do Ceará; X FESTMAR – Festival de teatro de rua de AracatiHISTÓRIAS DE ANDARILHOS:
2011/2012 – Projeto Pic nic no Passeio- 2012 – Festival Popular de Teatro de Fortaleza; Festival de Cultura de Juá – CE (Associação Osiris Pontes)
- 2013 – Theatro José de Alencar.
- 2014 – Mostra Circo Canoa; Programa Entre Nóis; Sesc Fortaleza, Sesc Centro; Festival Psicordélico;
- 2015 - Programa Terça em cena (sesc Centro e Sesc Fortaleza); Festival dos Inhamuns; Centro Cultural Banco do Nordeste; Espaço Interativo de trabalhos artisticos; Mostra de Culturas Populares de Trairi-CE.
2016 - Feira agroecologica do BenficaO GRANDE CIRCO DE NOSSAS RUAS:2014 - Sabacu da arte no sistema; II Circuito alternativo de teatro; Praça do chafariz (Fortaleza-Ce); Espaço EITA; Festival Popular de teatro de Fortaleza2015 - Centro Flex (Trairi-Ce); Terça em Cena (Sesc Fortaleza e Sesc Centro); Centro dragão do mar de arte e cultura - Temporada de arte cearence - Nas ruas do Dragão; Festival Concreto de arte urbanaODOYÁ - MEMÓRIAS DA BEIRA DO MAR2015 - lançamento da exposição Ilustre Mundo Pirambu2016 - Feira de tudo um pouco no Teatro José de Alencar; Ação de fomento as sedes do Festival de teatro de Fortaleza
- BENDITO:
- 2015Sabacu da arte no sistema; Mostra Pro Dança; Mostra Solos e duos; Ocupação da secretaria de Cultura de Fortaleza; Movimento Arruaça (maracanaú), Encontro da rede brasileira de teatro de rua no Ceará.
- 2016Centro Dragão do mar de arte e cultura (programação Quinta com dança experimental) Temporada de arte Cearense; Movimento Palco aberto (Fortaleza); Experimentos de Quinta (IFCE); Praça do Ferreira e Praça dos Leões pelo aniversário de 7 anos do grupo Teruá; Assentamento de reforma Agraria Barra do Leme.SECA FLOR2015 - temporada alternativa Fortaleza-Caucaia-Maracanaú;2016 - Theatro José de Alencar; Festival de teatro de Fortaleza - Mostra Outros olhares; calçadão do Vila do mar pela Ação de fomento as sedes do festival de teatro de Fortaleza; Quintal Cultural da dona Francisca; Semana de artes cênicas do IFCE; Espaço Cazuá, inauguração da programação cultural Boteco do Zé; Praça do Ferreira em ato Vai ter arte! Vai ter luta! contra o golpe.
Criamos documentos disponíveis online de cada espetáculo do grupo!
Assim vai ser mais fácil acessar o material de trabalho do grupo.
você pode conferir nesses links:
Bendito:
https://docs.google.com/document/d/1hf488DrFonUMiShNNwd3srt41RzS6M7Yr1xwbbobIqM/pub
Histórias de andarilhos:
https://docs.google.com/document/d/1wEEEVUtU_xGdKvE7A1LmtWsrRUsT2sqQzvKHk9kvRNA/pub
Odoyá - Memórias da beira do mar
https://docs.google.com/document/d/1DhoH0YNXU1K0esp9UabvfNGrRyXAJ7ITkcT45tLrG-Q/pub
O Grande Circo de nossas ruas
https://docs.google.com/document/d/1G4HXa_c4XXf6GjmPp7WhyPci-EOxhYGWTjPEcJ0VPhU/pub
O beijo de Catirina
https://docs.google.com/document/d/1WkCXb2LqM5gZznoyKZ2wgulyg6Hi_k3yr4Tdpq56UWI/pub
Seca Flor:
https://docs.google.com/document/d/1S2mo5Kp_Eukw9Lwdqdwx8GoDLU4u8UUIfTIUj0wAj1s/pub

Gente adorei o trabalho de você. Parabéns!
ResponderExcluirMuito agradecidos Nonato!
Excluir