Sabacu é Movimento
que Ecoa no pensamento e na Ação.
Sem nenhum tipo de patrocínio ou apoio, o movimento já trouxe para o bairro mais de 40 espetáculos cênicos e 12 oficinas com temáticas diversas através da ação SABACU DA ARTE NO SISTEMA. E ano de 2015 o movimento recebeu mais de quarenta inscrições de artistas, grupo e coletivos que desejam fazer parte dessa ação. Procuramos iniciativas de Apoio Para ESTRUTURAÇÂO do EITA, pois sabemos das dificuldade que a encontramos para amplaiar o cesso a Arte pois somos causadores de mudança buscando auto-sustentábilidade através do fazer artistico, através do chapeu, da manutenção do espaço EITA que possamos se dedicar aa nossa atuação na comunidade local, a arte e sua amplitude de possibilidades criativas atraves do aprendizado, sobretudo, acesso.
O Pirambu é um dos bairros mais populosos da cidade de fortaleza e sofre com estigma dos programas policiais que o classificam como lugar de risco. Cercado de belezas naturais praieiras, de um por do sol invejável, o lugar vem sendo evitado pelas pessoas da cidade, paralelo a isso a grande mídia fortalece os lugares centrais como polos de convergência cultural. Assim, essa e outras localidades periféricas seguem com a desigualdade social, com invisibilidade por parte dos governantes, falta de oportunidades e perspectivas para sua população.
No entanto, conhecendo o potencial artistico-cultural do Pirambu, escolhemos desenvolver o que o poder público deveria estar desenvolvendo, mas não está.
Compartilhamos cultura com a população e contavamos com ajuda de amigos artistas espalhados pela cidade inteira e até de outros estados, sem medo de apresentar para essa comunidade tão marcada pelo estigma de quem é negro, pobre e favelado.
Esse ano promoveremos 3 meses de ação na comunidade no primeiro semestre! Essa ação vai acontecer com ou sem o financiamento, mas o financiamento nos possibilitará oferecer condições mínimas aos profissionais para dar o seu melhor sem tirar dinheiro do bolso para isso.
Ajudando o sabacu você nos ajuda e ajuda a todos os envolvidos, a desenvolver essa ação sem perder a segurança do feijão de cada dia, e por isso nos torna mais inteiros para ir pra comunidade de braços abertos.
As ações do sabacu vem sendo desenvolvidas pelo grupo Teruá e de vários outros artistas de dentro e fora do Pirambu onde as ações (apresentações, cortejos, oficinas) nas ruas e praças em torno do EITA - espaço sede do grupo, possibilitou espaços de afeto, sentimento de pertença e agraciamento da arte.
Procura a gente no face: facebook.com/GRUPOTERUA
facebook.com/sabacu-da-arte-no-sistema
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentario!